terça-feira, 3 de agosto de 2010

Texto: "Pai sabe tudo"

PAI SABE TUDO
Edy Lima
Eu e meu pai somos os maiores amigos do mundo. A única coisa que nos separa é a minha irmãzinha, porque ela acha que é a melhor amiga do papai. Sei que isso também acontece se a gente tem irmão mais velho, irmãzona ou irmãozinho, não importa o sexo nem a idade, qualquer um vai achando que o pai é só dele, mas é evidente que ele é só meu.
Pai não é de uso diário como mãe. Mesmo morando junto, não é sempre que a gente encontra com ele. Sai muito cedo e volta tarde. Trabalho de pai é diferente de trabalho de mãe. Ela, mesmo que trabalhe fora, trabalha também em casa, cuida dos filhos, ensina a lição de casa. Pai é diferente, o trabalho dele vai longe, não sobra tempo para olhar criança e sempre há uns amigos que ele tem que encontrar para negócios ou coisas assim.
Pai é para fim de semana. Então a mãe diz:
__ Você precisa levar as crianças para dar uma volta, assim você curte seus filhos.
Não sei se ele curte muito. Domingo de manhã, está com a maior preguiça, quer continuar dormindo e eu insisto:
__ Vamos, pai, está na hora.
Não sei bem hora de quê, mas na minha opinião ele está atrasado. Aonde quer que a gente vá, podia chegar antes para aproveitar melhor o dia.
A mãe decerto quer dormir mais um pouco, me dá o maior apoio e diz para ele:
__ Você precisa se aproximar de seus filhos, vá se divertir um pouco com eles.
Parece que pai tem muita falta de jeito para se divertir e prefere dormir de manhã, ver TV à tarde e sair à noite sem levar os filhos. Eu não acho graça nisso. Prefiro ir ao parque ou à praia, correr, nadar, andar de bicicleta, de patins, de skate.
Pai fica ótimo quando se entusiasma com a brincadeira. Ensina a andar de bicicleta, mesmo que seja dando um empurrão e deixando você ir aos trancos e barrancos até cair, levantar, aprender e terminar sabendo. Ensina a nadar, mesmo que deixe você engolir um pouco d’água. Pode não ser perfeito, mas sabe todas as coisas, é mestre em tudo e isso tem o seu valor.

(Pai sabe tudo e muito mais. São Paulo, Ed. Scipione, 1995. )
Leia o texto várias vezes e em seguida responda as questões no seu caderno:
1- Complete:
a) Título do texto: _________________________________________________________________________
b) Autor (a): ___________________________________________________________________________
c) O texto possui ______ parágrafos. d) Este texto é : ( ) literário ( ) não-literário Por que? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Qual o tema central deste texto?

3- Quem está narrando ou contando esta história?

4- Segundo o texto, qual a diferença entre o trabalho do pai e da mãe?

5- E você, passa mais tempo com o pai ou com a mãe? Na sua opinião, por que isso acontece?

6- Retire do texto uma frase que mostre a opinião da criança em relação ao pai.

7-Quando é que o seu pai te deixa muito feliz? E o que ele faz que te deixa triste?

8-Grife a última frase da história. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.

9-Use sua criatividade e dê outro titulo para a história.

Um comentário:

  1. Olá Flávia. Obrigada pela visita, e fiquei muito feliz por ser uma seguidora. Agora estou te seguindo também e vou sempre passar por aqui. Parabéns pelo blog. Bjos!!!!!!

    ResponderExcluir