terça-feira, 3 de agosto de 2010

Texto: "Pai sabe tudo"

PAI SABE TUDO
Edy Lima
Eu e meu pai somos os maiores amigos do mundo. A única coisa que nos separa é a minha irmãzinha, porque ela acha que é a melhor amiga do papai. Sei que isso também acontece se a gente tem irmão mais velho, irmãzona ou irmãozinho, não importa o sexo nem a idade, qualquer um vai achando que o pai é só dele, mas é evidente que ele é só meu.
Pai não é de uso diário como mãe. Mesmo morando junto, não é sempre que a gente encontra com ele. Sai muito cedo e volta tarde. Trabalho de pai é diferente de trabalho de mãe. Ela, mesmo que trabalhe fora, trabalha também em casa, cuida dos filhos, ensina a lição de casa. Pai é diferente, o trabalho dele vai longe, não sobra tempo para olhar criança e sempre há uns amigos que ele tem que encontrar para negócios ou coisas assim.
Pai é para fim de semana. Então a mãe diz:
__ Você precisa levar as crianças para dar uma volta, assim você curte seus filhos.
Não sei se ele curte muito. Domingo de manhã, está com a maior preguiça, quer continuar dormindo e eu insisto:
__ Vamos, pai, está na hora.
Não sei bem hora de quê, mas na minha opinião ele está atrasado. Aonde quer que a gente vá, podia chegar antes para aproveitar melhor o dia.
A mãe decerto quer dormir mais um pouco, me dá o maior apoio e diz para ele:
__ Você precisa se aproximar de seus filhos, vá se divertir um pouco com eles.
Parece que pai tem muita falta de jeito para se divertir e prefere dormir de manhã, ver TV à tarde e sair à noite sem levar os filhos. Eu não acho graça nisso. Prefiro ir ao parque ou à praia, correr, nadar, andar de bicicleta, de patins, de skate.
Pai fica ótimo quando se entusiasma com a brincadeira. Ensina a andar de bicicleta, mesmo que seja dando um empurrão e deixando você ir aos trancos e barrancos até cair, levantar, aprender e terminar sabendo. Ensina a nadar, mesmo que deixe você engolir um pouco d’água. Pode não ser perfeito, mas sabe todas as coisas, é mestre em tudo e isso tem o seu valor.

(Pai sabe tudo e muito mais. São Paulo, Ed. Scipione, 1995. )
Leia o texto várias vezes e em seguida responda as questões no seu caderno:
1- Complete:
a) Título do texto: _________________________________________________________________________
b) Autor (a): ___________________________________________________________________________
c) O texto possui ______ parágrafos. d) Este texto é : ( ) literário ( ) não-literário Por que? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Qual o tema central deste texto?

3- Quem está narrando ou contando esta história?

4- Segundo o texto, qual a diferença entre o trabalho do pai e da mãe?

5- E você, passa mais tempo com o pai ou com a mãe? Na sua opinião, por que isso acontece?

6- Retire do texto uma frase que mostre a opinião da criança em relação ao pai.

7-Quando é que o seu pai te deixa muito feliz? E o que ele faz que te deixa triste?

8-Grife a última frase da história. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.

9-Use sua criatividade e dê outro titulo para a história.

domingo, 1 de agosto de 2010

Tabuada usando tampinhas de refrigerante

Esta tabuada poderá ser usada na introdução dos fatos fundamentais. Nesta foto vocês podem ver a representação do fato 4 x 9 = 9 x 4 ( fale sobre o reverso/ inverso) . Material usado: colorset, tampinhas de refrigerante levadas pelos alunos, cordão, pincel. Use sua criatividade e mande comentários. ok?

Mural Festa Junina

Meus alunos coloriram e recortaram as bandeirinhas que estão em volta do mural. O fundo é tnt preto e colei tudo com cola quente para não soltar.

Texto Volta às aulas com atividades

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

VOLTA ÀS AULAS....OBA!

Mariana Schmidt

Todo mundo sabe que as férias são uma delícia. Mas a volta às aulas também pode ser legal.
Preparar os materiais, matar a saudade dos amigos, conhecer gente nova, aprender novos assuntos...
A partir de agora, você já deve começar a se preparar para iniciar os estudos com pique total. Confira algumas dicas.
Pule da cama! Se nas f´rias você andou dormindo e acordando mais tarde, é hora de fazer o contrário. Dormindo mais cedo, seu corpo descansa mais e, acordando mais cedo, você tem mais tempo para curtir o dia.
Arrume tudo. Dê uma geral em seus cadernos, no estojo, na mochila e em outros materiais do semestre passado. Limpe tudo. Lave a mochila, aponte os lápis, prepare os cadernos... deixe tudo organizado. Se necessário, compre. O que não vai usar, doe!
Canto especial. Organize-se num canto da casa. Um lugar arejado, com Sol, que possua um mural para você anotar seus recados, um calendário, uma agenda e uma mesa grande.
Planeje-se! Comece o semestre letivo com o pé direito! Faça uma lista do que você pretende melhorar nas aulas. Se possível, faça um horário para os estudos.

Aí vão mais algumas dicas:

• Não deixar para estudar só na véspera das provas;
• Perguntar ao professor quando tiver dúvida;
• Ler mais;
• Acordar cedo sem reclamar;
• Sempre deixar os deveres em dia;
• Respeitar colegas e professores

Tenha um ótimo semestre e comece com pique total! Desejo boa sorte a você e muito sucesso!
___________________________________________________________________________________________________

COMPREENSÃO DO TEXTO

1- Como você classifica o texto? Por que?

2- Sublinhe de azul a manchete do texto e de vermelho o nome da autora.

3- Segundo o texto, as férias são uma delícia. Como que a volta às aulas pode ser legal? Cite 2 argumentos.

4- No texto aparecem algumas formas de garantir o sucesso escolar. E você, o que faz para ser um bom aluno?

5- O que você precisa melhorar com relação aos estudos?

6- Das dicas para o sucesso citados no texto, qual você considera a mais importante? Por que?

7- O que a autora quis dizer com a frase abaixo:

“Planeje-se! Comece o semestre letivo com o pé-direito?”